Trilha do Comportamento - Junho

A Trilha do Comportamento é um recurso utilizado em parceria com os responsáveis, onde eu registro a avaliação diária de cada criança. É um reforço POSITIVO, em que a criança é incentivada a realizar ações como se comportar, realizar as tarefas de casa e colaborar para a harmonia dentro de sala de aula.
É importante que o propósito dessa atividade seja esclarecido aos responsáveis e construído com as crianças. Costumo usar a legenda 😊😐😞 e conversar sobre essa avaliação. Como foi nosso dia, o que aconteceu, como lidamos com alguns acontecimentos, o que podemos fazer para melhorar.
No final do mês, as crianças são premiadas com algo simples, uma guloseima, um adesivo, uma recompensa a fim de reforçar o comportamento positivo.
Lembrete: a recompensa não tem nada a ver com o valor monetário, e sim com o valor presenteado. Elogiem, tirem fotos, parabenizem!
Os responsáveis também podem colaborar com a recompensa, fazendo atividades com as crianças como forma de recompensa, seja uma noite de jogos, um passeio legal, um sorvete gostoso, o que estiver ao alcance deles. Assim como em sala de aula, podemos usar o que estiver ao nosso alcance, desde uma estrelinha de papel feita com muito carinho até uma prenda.
Ano passado usava uma tabela bem simples e já dava certo. Esse ano, mudei o formato e agora eles registram as quantidades de carinhas e faltas que tiveram no mês.
O tema desse mês foi Meio Ambiente! Gostaram?
Para baixar, basta clicar em cima da foto, salvar como e imprimir direto no seu computador. O arquivo já está em alta resolução. Espero que gostem! Lembrando que, se você quer compartilhar com algum amigo, você pode enviar o link do meu blog e assim, me ajudar a ter mais acessos. 
Legal, né?


Postar um comentário

5 Comentários

  1. Parabéns, por compartilhar essas maravilhas de atividades!!!

    ResponderExcluir
  2. Tia Mari, e aqueles alunos que não apresentaram um bom comportamento durante o mês? O que você costuma fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo é mediado através da conversa... Lá na turma, eles se comportam bem, mas acontece de carinhas amarelas surgirem... E refletimos sobre isso. O que fizemos? O que poderíamos fazer? Como melhorar? E no dia seguinte, reforço positivamente os comportamentos... "Olha como o fulano está melhor, está concentrado! Estou orgulhosa!", "E o ciclano que está brincando sem machucar o colega? Está de parabéns!"... É uma construção diária... O que acontece no final do mês é que alguns não recebem a premiação... E exatamente por isso eu converso o tempo inteiro sobre a trilha com eles. Eles ficam tristes mas sabem que vem mais um mês pela frente. Amanhã começamos tudo de novo!

      Excluir
  3. Mari, boa noite! Qual o critério para premiação? Tem que ter quantas carinhas verdes para ser premiado? Para crianças pequenas (4 e 5 anos) você recomenda fazer a trilha por mês mesmo, ou seria mais interessante ser semanal? Parabéns pelo trabalho e obrigada por compartilhar tantas dicas legais!

    ResponderExcluir