Música "Pula Corda" - Planejamento

Oi, equipe!
Essa atividade estava prevista para a primeira semana de agosto, conforme o planejamento, mas tive tantos imprevistos que ficou para a última semana. Faz parte, né? Vamos começar o dia com a acolhida e logo após, a leitura diária. Leitura Diária é uma leitura com intencionalidade, como eu já contei para vocês, sendo o objetivo apresentar um gênero textual, explorar as características do texto, inferir informações explícitas e implícitas, entre tantas outras possibilidades. Pode ser apresentada oralmente, coletivamente (texto projetado ou num cartaz) ou individualmente. Eu costumo imprimir 2 ou 4 cópias numa folha de A4 e colar no caderno deles.

Vamos ouvir a música Pula Corda e acompanhar com a folhinha:


Que demais, né? Eu adoro essa música, tem várias versões (Eliana, Patati e Patatá e até a versão da Carinha de Anjo) mas eu escolhi usar a versão de 1989. Vamos para a atividade em cima da músicaAgora, é a hora de explorar o texto no caderno. Não é obrigatório, essa parte pode ser feita oralmente, mas estou incentivando bastante o cuidado e o capricho com o caderno nesse mês, por isso tantas atividades...

Atividade no Caderno:

1. Separe as sílabas do texto e classifique conforme a legenda:

(1) Oxítona
(2) Paroxítona
(3) Proparoxítona

(   ) brincadeira
(   ) corda
(   ) saúde
(   ) coração
(   ) esporte
(   ) pé

2. Complete a cantiga abaixo:


UM __________ BATEU EM MINHA PORTA E EU ABRI.
SENHORAS E SENHORES, PONHAM A __________ NO CHÃO
SENHORAS E SENHORES, PULEM NUM __________ 
SENHORAS E SENHORES, DEEM UMA __________

E VÁ PRO __________ DA RUA.

3. Ligue os pontos, seguindo a ordem numérica:

A atividade a seguir será do site SMART KIDS, BAIXE A ATIVIDADE AQUI!

4. Observe a cena e escreva uma frase:












5. Você já sabe que brinquedos e brincadeiras fazem parte do nosso Folclore! Escreva a palavra correta no número correspondente:


COMPARTILHE O LINK DO BLOG! :-)

Deixei a marca d'água ali no cantinho, para não atrapalhar a estética da atividade, mas conto com vocês para não reproduzirem sem os devidos créditos. 
Cópia não é legal! 😨
Lembrando que é proibido compartilhar a imagem desvinculada ao nosso blog, pois todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de alguma atividade? Ajude uma professora!
Envie o link do blog! Assim, o blog tem mais acessos e mais pessoas conhecem o meu trabalho.
Legal, né? 💙

Postar um comentário

1 Comentários