Parlenda "Cadê o toucinho que estava aqui?" - Planejamento

Oi, equipe! 
Nesse mês de agosto, trabalhamos o Folclore em toda a sua riqueza. Além das lendas, exploramos adivinhas, brincadeiras, parlendas e ditados populares. Essa atividade foi elaborada em cima da parlenda "Cadê o toucinho que estava aqui?", que fará parte da nossa leitura diária. Leitura Diária é uma leitura com intencionalidade, como eu já contei para vocês, sendo o objetivo apresentar um gênero textual, explorar as características do texto, inferir informações explícitas e implícitas, entre tantas outras possibilidades. Pode ser apresentada oralmente, coletivamente (texto projetado ou num cartaz) ou individualmente. Eu costumo imprimir 2 ou 4 cópias numa folha de A4 e colar no caderno deles.

Após a acolhida, faremos a leitura da parlenda. Vou entregar cópias para colarem no caderno.


Vamos explorar a parlenda com atividades no caderno, mas pode ser adaptada a outras possibilidades... Que tal reproduzir um cartaz e realizar a atividade coletivamente? O uso do caderno não é obrigatório, mas estou incentivando bastante o cuidado e o capricho com o caderno nesse mês.

Atividades no Caderno:

1. Complete a parlenda:

Essa atividade é do site SmartKids. Para acessar a atividade, CLIQUE AQUI!

2. Complete a cruzadinha:



3. Escreva o nome dos animais abaixo e pinte de laranja o nome dos animais que aparecem na parlenda.


No segundo momento, faremos a leitura deleite do livro "Cadê o docinho que estava aqui?". Para isso, levarei uma bandeja com forminhas coladas, porém vazias. Um pano de prato irá cobrir a bandeja e eu farei um mistério, dizendo que trouxe uma coisa bem gostosa para comerem. 
O que será? "É doce, está em festas infantis e todo mundo ama!"
Mas, ao tirar o pano, todas as forminhas estarão vazias. E agora? Cadê o docinho que estava aqui? Após a leitura do livro, vamos explorar a oralidade das crianças e levantar hipóteses.

Créditos: http://www.professoragi.com.br/receita-de-brigadeiro/

No terceiro momento da aula, vamos conversar sobre o gênero receita. Vou colar uma etiqueta com a definição do gênero (já fiz essa mesma etiqueta de parlenda, fábula, trava-língua e lenda). Depois de abordar sobre o que uma receita é, quais são suas características e para que serve, vou explorar a receita de brigadeiro frio da professora Gi, o link do blog está ali em cima.

SIM! Vamos colocar a mão na massa e fazer a receita.
Depois de encher a nossa bandeja vazia, vamos voltar ao caderno e explorar mais um pouquinho.

Atividades no Caderno:

1. Leia as dicas e adivinhe se puder! 
- Tem 4 sílabas
- Pode ser em pó ou em barra
- Pode ser preto ou branco
- Está sempre presente na Páscoa
O que é? ___________

2. Observe as palavras abaixo e responda:

colher - manteiga - mãos - leite - chocolate - brigadeiro - alumínio

a) Sou uma palavra monossílaba de quatro letras:

b) Tenho quatro sílabas e nove letras:

c) Minha primeira letra é uma vogal e sou polissílaba:

d) Começo e termino com consoantes. Tenho seis letras e sou dissílaba:

e) Tenho dez letras:

f) A minha primeira sílaba tem três letras e a segunda, apenas duas letras:

g) Sou formada por quatro consoantes e quatro vogais:

3. Leia outra receita de brigadeiro e faça o que se pede:

Imagem retirada do Google Images.

4. Resolva a cruzadinha e responda:

Imagem retirada do Google Images.

a) Quais são as palavras dissílabas?

b) Quais dessas palavras têm uma sílaba terminada por consoante?

c) Qual palavra tem quatro vogais, quatro consoantes e quatro sílabas?

d) Qual palavra tem cinco consoantes, cinco vogais e quatro sílabas?

ATENÇÃO! A adaptação é tudo! Eu trabalho numa escola de turno único e consigo realizar todas as atividades em um dia, mas poderia ser desdobrado em duas ou três aulas, dependendo da realidade e possibilidade de cada professor, tá bem?

COMPARTILHE O LINK DO BLOG! :-)

Deixei a marca d'água ali no cantinho, para não atrapalhar a estética da atividade, mas conto com vocês para não reproduzirem sem os devidos créditos. 
Cópia não é legal! 😨
Lembrando que é proibido compartilhar a imagem desvinculada ao nosso blog, pois todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de alguma atividade? Ajude uma professora!
Envie o link do blog! Assim, o blog tem mais acessos e mais pessoas conhecem o meu trabalho.
Legal, né? 💙

Postar um comentário

9 Comentários

  1. NOSSA MARI!!!!! PRECISO INCLUIR ESSAS ATIVIDADES NO MEU PLANEJAMENTO. AMEI A PROPOSTA. VEJO CAP AI RSRSR
    PARABÉNS PROFE PELO CAPRICHO E CARINHO.

    ResponderExcluir
  2. Ameeei! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  3. Amei esse novo formato Mari! E adorei as atividades. Ainda não tenho uma turma, mas já vou salvando pra usar futuramente rsrsrs Amei, amei ! Obrigada por compartilhar com a gente.

    ResponderExcluir
  4. Amei esse novo formato👏👏 muito obrigada por compartilhar .

    ResponderExcluir
  5. parabéns, gostei muito das atividades propostas.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo seu trabalho e obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir