Oi, equipe!
Nesse mês de agosto, trabalhamos o Folclore em toda a sua riqueza. Além das lendas, exploramos adivinhas, brincadeiras, parlendas e ditados populares. Essa atividade foi elaborada em cima da parlenda "Cadê o toucinho que estava aqui?", que fará parte da nossa leitura diária. Leitura Diária é uma leitura com intencionalidade, como eu já contei para vocês, sendo o objetivo apresentar um gênero textual, explorar as características do texto, inferir informações explícitas e implícitas, entre tantas outras possibilidades. Pode ser apresentada oralmente, coletivamente (texto projetado ou num cartaz) ou individualmente. Eu costumo imprimir 2 ou 4 cópias numa folha de A4 e colar no caderno deles.
Após a acolhida, faremos a leitura da parlenda. Vou entregar cópias para colarem no caderno.
Vamos explorar a parlenda com atividades no caderno, mas pode ser adaptada a outras possibilidades... Que tal reproduzir um cartaz e realizar a atividade coletivamente? O uso do caderno não é obrigatório, mas estou incentivando bastante o cuidado e o capricho com o caderno nesse mês.
Atividades no Caderno:
1. Complete a parlenda:
Essa atividade é do site SmartKids. Para acessar a atividade, CLIQUE AQUI!
2. Complete a cruzadinha:
3. Escreva o nome dos animais abaixo e pinte de laranja o nome dos animais que aparecem na parlenda.
No segundo momento, faremos a leitura deleite do livro "Cadê o docinho que estava aqui?". Para isso, levarei uma bandeja com forminhas coladas, porém vazias. Um pano de prato irá cobrir a bandeja e eu farei um mistério, dizendo que trouxe uma coisa bem gostosa para comerem.
O que será? "É doce, está em festas infantis e todo mundo ama!"
Mas, ao tirar o pano, todas as forminhas estarão vazias. E agora? Cadê o docinho que estava aqui? Após a leitura do livro, vamos explorar a oralidade das crianças e levantar hipóteses.
No terceiro momento da aula, vamos conversar sobre o gênero receita. Vou colar uma etiqueta com a definição do gênero (já fiz essa mesma etiqueta de parlenda, fábula, trava-língua e lenda). Depois de abordar sobre o que uma receita é, quais são suas características e para que serve, vou explorar a receita de brigadeiro frio da professora Gi, o link do blog está ali em cima.
SIM! Vamos colocar a mão na massa e fazer a receita.
Depois de encher a nossa bandeja vazia, vamos voltar ao caderno e explorar mais um pouquinho.
Atividades no Caderno:
1. Leia as dicas e adivinhe se puder!
- Tem 4 sílabas
- Pode ser em pó ou em barra
- Pode ser preto ou branco
- Está sempre presente na Páscoa
O que é? ___________
2. Observe as palavras abaixo e responda:
colher - manteiga - mãos - leite - chocolate - brigadeiro - alumínio
a) Sou uma palavra monossílaba de quatro letras:
b) Tenho quatro sílabas e nove letras:
c) Minha primeira letra é uma vogal e sou polissílaba:
d) Começo e termino com consoantes. Tenho seis letras e sou dissílaba:
e) Tenho dez letras:
f) A minha primeira sílaba tem três letras e a segunda, apenas duas letras:
g) Sou formada por quatro consoantes e quatro vogais:
3. Leia outra receita de brigadeiro e faça o que se pede:
4. Resolva a cruzadinha e responda:
a) Quais são as palavras dissílabas?
b) Quais dessas palavras têm uma sílaba terminada por consoante?
c) Qual palavra tem quatro vogais, quatro consoantes e quatro sílabas?
d) Qual palavra tem cinco consoantes, cinco vogais e quatro sílabas?
ATENÇÃO! A adaptação é tudo! Eu trabalho numa escola de turno único e consigo realizar todas as atividades em um dia, mas poderia ser desdobrado em duas ou três aulas, dependendo da realidade e possibilidade de cada professor, tá bem?
COMPARTILHE O LINK DO BLOG! :-)
Deixei a marca d'água ali no cantinho, para não atrapalhar a estética da atividade, mas conto com vocês para não reproduzirem sem os devidos créditos.
Cópia não é legal! 😨
Lembrando que é proibido compartilhar a imagem desvinculada ao nosso blog, pois todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais.
Gostou de alguma atividade? Ajude uma professora!
Envie o link do blog! Assim, o blog tem mais acessos e mais pessoas conhecem o meu trabalho.
Legal, né? 💙
9 Comentários
Maravilhoso, amei 😍😍😍
ResponderExcluirNOSSA MARI!!!!! PRECISO INCLUIR ESSAS ATIVIDADES NO MEU PLANEJAMENTO. AMEI A PROPOSTA. VEJO CAP AI RSRSR
ResponderExcluirPARABÉNS PROFE PELO CAPRICHO E CARINHO.
Ameeei! Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirAmei esse novo formato Mari! E adorei as atividades. Ainda não tenho uma turma, mas já vou salvando pra usar futuramente rsrsrs Amei, amei ! Obrigada por compartilhar com a gente.
ResponderExcluirAmei esse novo formato👏👏 muito obrigada por compartilhar .
ResponderExcluirAmei!! Obrigada por compartilhar!!!
ResponderExcluirAmei Mari! Parabéns!
ResponderExcluirparabéns, gostei muito das atividades propostas.
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho e obrigada por compartilhar conosco.
ResponderExcluir