Parlenda "Hoje é Domingo" - Planejamento

Oi, equipe!
Outra atividade que eu planejei para essa semana. Vamos trabalhar a parlenda "Hoje é Domingo" como parte da Leitura Diária desse mês! Leitura Diária é uma leitura com intencionalidade, como eu já contei para vocês, sendo o objetivo apresentar um gênero textual, explorar as características do texto, inferir informações explícitas e implícitas, entre tantas outras possibilidades. Pode ser apresentada oralmente, coletivamente (texto projetado ou num cartaz) ou individualmente. Eu costumo imprimir 2 ou 4 cópias numa folha de A4 e colar no caderno deles.

Iniciaremos com uma conversa sobre parlendas (já reconhecem o gênero textual e suas características) após a acolhida. Vamos anotar na lousa algumas parlendas já conhecidas e ver quais crianças conhecem a parlenda "Hoje é Domingo". Vou entregar cópias da parlenda para colarem no caderno. 


Vamos explorar a parlenda com atividades no caderno, mas pode ser adaptada a outras possibilidades... Que tal reproduzir um cartaz e realizar a atividade coletivamente?

Vamos ouvir a música Hoje é domingo da Palavra Cantada (nós amamos!) e falar sobre a característica do Folclore (como é uma cultura transmitida oralmente, algumas diferenças podem acontecer, no caso da música e do texto, uma estrofe é omitida e a palavra "bate" é trocada por "machuca". Vamos ver qual criança percebe a diferença?)

Agora, é a hora de explorar o texto no caderno. Não é obrigatório, essa parte pode ser feita oralmente, mas estou incentivando bastante o cuidado e o capricho com o caderno.

Atividades no Caderno:

1. Pinte os espaços entre as palavras.

2. Retire da parlenda as palavras que rimam com:

TOURO - 
FUNDO - 
BARRO - 
FINO - 
VALENTE -
BURACO -

3. Complete a parlenda com as palavras que faltam:


4. Complete as palavras com M ou N:

vale__te
domi__go
cachi__bo
ge__te
parle__da
mu__do
lâ__pada
ca__tiga

(Vou imprimir a bonequinha para colar como etiqueta. É uma regrinha gramatical que eles já estão cansados de ouvir, até em formato de música, mas gosto de reforçar e fica uma fofura no caderno!)

5. Associe as palavras iguais, pintando com as cores indicadas:

Nessa atividade, as crianças vão identificar as mesmas palavras escritas em bastão, script e cursiva. Irão colorir com a mesma cor.

6. Bingo!

Regra: quem completar uma sequência de 3 imagens (linha ou coluna), ganha! 
Vou apresentar a palavra através de fichas e eles farão a leitura silenciosa e marcar na folhinha. 
Fiz apenas 8 modelos... Logo, terá mais de um ganhador! 😂
Ah, usei a imagem da princesa Valente para a palavra valente da parlenda. Vou apontar esse detalhe antes de começar o bingo.









COMPARTILHE O LINK DO BLOG! :-)

Deixei a marca d'água ali no cantinho, para não atrapalhar a estética da atividade, mas conto com vocês para não reproduzirem sem os devidos créditos. 
Cópia não é legal! 😨
Lembrando que é proibido compartilhar a imagem desvinculada ao nosso blog, pois todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de alguma atividade? Ajude uma professora!
Envie o link do blog! Assim, o blog tem mais acessos e mais pessoas conhecem o meu trabalho.
Legal, né? 💙

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Parabéns pelo teu trabalho, e muito obrigada pela partilha!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria!
    Amei essa sequência! Ficou ótimo!!! Super caprichado! Vou usar com a minha turminha, eles amam essa parlenda!
    Bjks :)

    ResponderExcluir
  3. Incrível essa sequência!!!! Pena que trabalhei essa parlenda no primeiro trimestre. Mas não tem problema, já fica de ideia para outras e para o ano que vem. Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. Amei essas sequências de Parlendas Mari! Obrigada por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
  5. FICOU SHOW, TIA MARI! OBRIGADA PELA DEDICAÇÃO!

    ResponderExcluir
  6. FICOU SHOW, TIA MARI! OBRIGADA PELA DEDICAÇÃO!

    ResponderExcluir
  7. Ficou maravilhosa essa aula..gostaria que você permitisse impressão.

    ResponderExcluir