Trilha do Comportamento - Outubro/2021

Oi, equipe querida!

A trilha do comportamento é um recurso que tenho usado desde 2017. Começou de um jeito "bobo", numa turminha de primeiro ano super agitada. Comecei a dar carinha feliz para aquelas crianças que tinham se comportado na sala de aula. Aquilo gerou uma euforia só, de repente, todo mundo queria ganhar a bendita carinha feliz para mostrar em casa que tinha se comportado.

Naquela pequena estratégia, vi uma oportunidade de trabalhar os combinados e a rotina. Quando chegaram ao segundo ano, a trilha era um pouquinho diferente, com opções de carinha mais ou menos ou carinha triste... E começamos a desenvolver outras habilidades. Nem sempre tudo dava certo, mas o que podíamos fazer juntos para melhorar?

A minha proposta era pontuar ao longo do dia quais eram as atitudes bacanas, reforçando positivamente, e "apontar" as atitudes que não são legais para que pudéssemos refletir juntos. Quando chegava o final do dia, registrávamos na agenda, eu e eles. Tinha dia que eu perguntava que carinha se encaixava, ou pedia que argumentassem o porquê daquela carinha... 

Nosso objetivo é sempre valorizar as pequenas conquistas. Se tem uma coisa que eu não gosto e me parte o coração são as carinhas tristes, evito a todo custo. Então valorizo os pequenos gestos para que se sintam motivados a continuar e perseverar.

Trabalhar técnicas de concentração, de relaxamento, de empatia e reflexão fazem parte da construção diária da trilha. Retomar os combinados da turma, utilizar um "termômetro" que aponte para a criança que alguma coisa não está indo bem, refletir com ela o que precisamos fazer para ter um ambiente agradável para todos os colegas, todas essas ações fazem parte da avaliação da trilha.

Ao final do mês, combinávamos uma premiação. Recebo muitas perguntas sobre essa premiação e vou ser sincera: cabe ao professor decidir como fará. Pode ser um adesivo, uma guloseima ou uma prenda, desde que seja com carinho e respeito a criança. Pode ser para todos ou para aqueles com mais carinhas (eu fazia primeiro, segundo e terceiro lugar). Eu me lembro que eles não faltavam de jeito nenhum, porque não queriam perder a carinha...

Enfim, colegas de trabalho, estou disponibilizando para que vocês usem ao seu favor. Tem um bilhetinho aqui no blog para explicar aos responsáveis como funciona se você optar por colar na agenda, mas pode ficar na sala, num caderno ou numa pastinha. Espero que vocês gostem, nos últimos anos, deu muito certo comigo.

Para baixar, basta clicar em cima da foto, salvar como e imprimir direto no seu computador. O arquivo já está em alta resolução. Espero que gostem! 

 
COMPARTILHE O LINK DA POSTAGEM :-)

Como vocês sabem, eu costumo deixar a marca d'água do Dário da Tia Mari ali no cantinho para não atrapalhar a estética dos arquivos. Mas, eu conto com vocês para que não seja compartilhado ou reproduzido sem os devidos créditos, tá? 

Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas do nosso blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook ou Whatspp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 - proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude essa professora e faça parte da equipe do Diário da Tia Mari.
Envie o link do nosso blog e divulgue o meu trabalho.
Conto com vocês! 💙

Postar um comentário

0 Comentários