Calendário da Turminha • Abril/2024

 


Olá, educadores!


    Durante a nossa rotina em sala de aula, é fundamental que tenhamos atividades permanentes, realizadas com uma frequência regular, de acordo com as prioridades da proposta curricular de cada turma. Uma das atividades permanentes das minhas turmas é trabalhar o calendário logo no início da aula. Ele é uma ferramenta que auxilia na organização, além de desenvolver habilidades como reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano e indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, para planejamentos e organização de agenda.

    Como eu desenvolvo essa atividade: costumo levar um modelo ampliado e cada estudante recebe uma cópia no primeiro dia do mês. Nós conversamos sobre a ilustração, sobre quantos dias cada mês tem, se teremos feriados ou algum evento importante naquele período, quem são os aniversariantes do mês... Colorimos e combinamos uma legenda. Conforme os dias vão passando, eles se acostumam a chegar na sala e preencher seu calendário. Até me cobram quando eu esqueço, vocês acreditam? 

    Eu gosto de manter todos os calendários numa bandeja e uma das responsabilidades dos ajudantes do dia é distribuir e recolher o calendário, verificando se os colegas tinham preenchido como combinamos. Costuma dar muito certo porque, além da responsabilidade, eles fortaleciam o espírito de equipe/coletividade. Funciona muito bem!

    Esse ano, atendendo a alguns pedidos, fiz alguns ajustes e disponibilizei dois modelos para cada mês, assim cada educador pode escolher o que mais se adequa a sua proposta. Não se esqueça de compartilhar o link do blog com seus colegas, pois isso me ajuda bastante!

COMO BAIXAR?

No computador: Para baixar em alta resolução, basta clicar em cima da foto com o botão direito do mouse, clicar em abrir em uma nova guia, salvar imagem e imprimir direto no seu computador.

No celular: é recomendável usar o aplicativo do Google Chrome para salvar a imagem, basta segurar a trela até aparecer a opção de salvar, ela irá direto para a sua pasta de download. 

Lembrando que, se você quer compartilhar com algum amigo, você pode enviar o link do meu blog e assim, me ajudar a ter mais acessos. 





Como vocês sabem, eu costumo deixar a marca d'água do Diário da Tia Mari ali no cantinho para não atrapalhar a estética dos arquivos. Mas, eu conto com vocês para que não seja compartilhado ou reproduzido sem os devidos créditos, tá? 

    Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas do nosso blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook, Telegram ou WhatsApp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 - proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

    Gostou de algum material que viu por aqui? Ajude essa professora e faça parte da equipe do Diário da Tia Mari. Envie o link do nosso blog e divulgue o meu trabalho. Conto com vocês! 💜

Postar um comentário

0 Comentários