Olá, educadores!
Durante a nossa rotina em sala de aula, é fundamental que tenhamos atividades permanentes, realizadas com uma frequência regular, de acordo com as prioridades da proposta curricular de cada turma. Uma das atividades permanentes das minhas turmas é trabalhar o calendário logo no início da aula. Ele é uma ferramenta que auxilia na organização, além de desenvolver habilidades como reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano e indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, para planejamentos e organização de agenda.
Como eu desenvolvo essa atividade: costumo levar um modelo ampliado e cada estudante recebe uma cópia no primeiro dia do mês. Nós conversamos sobre a ilustração, sobre quantos dias cada mês tem, se teremos feriados ou algum evento importante naquele período, quem são os aniversariantes do mês... Colorimos e combinamos uma legenda. Conforme os dias vão passando, eles se acostumam a chegar na sala e preencher seu calendário. Até me cobram quando eu esqueço, vocês acreditam?
Eu gosto de manter todos os calendários numa bandeja e uma das responsabilidades dos ajudantes do dia é distribuir e recolher o calendário, verificando se os colegas tinham preenchido como combinamos. Costuma dar muito certo porque, além da responsabilidade, eles fortaleciam o espírito de equipe/coletividade. Funciona muito bem!
Esse ano, atendendo a alguns pedidos, fiz alguns ajustes e disponibilizei dois modelos para cada mês, assim cada educador pode escolher o que mais se adequa a sua proposta. As versões possuem legenda com ilustrações e legendas em branco, além do modelo colorido e em branco (para colorir). Não se esqueça de compartilhar o link do blog com seus colegas, pois isso me ajuda bastante!
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