Jogo das Sílabas - GRATUITO!


Um arquivo queridinho de 2018 ganhou aquela repaginada.
Afinal, o que é bom e funciona merece bis, né?

Produzi esse jogo para trabalhar o conceito de sílabas com as crianças. Talvez a gente não perceba o tamanho da potencialidade de um recurso tão simples. Escolhi palavras com sílabas simples, pois a minha ideia inicial era envolver todos os alunos, inclusive aqueles que têm um pouco mais de dificuldade. 

Dividi a turma em duplas. Inicialmente, entreguei as sílabas já recortadas para que cada dupla pudesse explorar (mas você pode entregar a folha inteira e eles recortam, é bem tranquilo). Deixei que brincassem de ler e formar palavras sem ter uma referência. Após uns 10 minutos, expliquei que cada dupla ganharia uma cartela e que deveria preencher com aquelas sílabas. Cada cartela possui 5 imagens, ou seja, cada dupla ganhou 10 sílabas. Entreguei a folha impressa e a proposta era que colassem sozinhos. Em torno de 15 minutos, a atividade já estava colada e eu tinha uma turma plenamente feliz com o sucesso que tinham alcançado. 

Eles se organizaram sem muitas intervenções, apenas duas duplas precisaram que eu mediasse ("Essa sílaba faz qual som? E qual é a sílaba inicial dessa imagem? Está certo? Não? Então vamos consertar?"). Meu intuito foi avaliar a leitura de cada um, mas além disso, pude perceber o quanto eles ficam felizes em trabalhar em grupo. Quando atingem a proposta, chamam os outros amigos para olhar e demonstram orgulho. Quer sensação melhor do que essa? 

Com o passar dos anos, esse material ganhou outros formatos, pois naquela época, não tinha plastificadora para isso... Mas agora, além de plastificado, cada sílaba tem velcro para ampliar ainda mais as possibilidades desse joguinho...

Se você quer compartilhar com algum colega, você pode enviar o link dessa postagem e assim, ajudar nosso blog a crescer e ter mais acessos! Para baixar, você pode acessar o link abaixo ou salvar as imagens.


SENHA: DTM22



























Como vocês sabem, eu costumo deixar a marca d'água do Diário da Tia Mari sempre no cantinho para não atrapalhar a estética dos arquivos. Mas, eu conto com vocês para que não seja compartilhado ou reproduzido sem os devidos créditos, tá? 

Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas do nosso blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Telegram, Facebook ou Whatsapp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 - proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais. 

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude essa professora e faça parte da equipe do Diário da Tia Mari.
Envie o link do nosso blog e divulgue o meu trabalho.
Conto com vocês! 💜

Postar um comentário

10 Comentários