Como montar um planejamento anual?



Oi, professores! Como estão suas férias? 😍
Por aqui, produzi bastante e estou focada nos estudos. Afinal, esse ano de 2019 trouxe muitas mudanças, não é mesmo? Além da minha formação continuada, vivemos um momento político em que a Educação está sob discussão e reflexão constante. Estou só de olho, absorvendo todas as informações.
Antes de compartilhar sobre os planejamentos anuais, quero dividir como eu montei o meu planejamento anual. Até porque, tudo que produzimos tem um toque nosso, né?

1. Selecione os conteúdos:
A partir dos livros didáticos, orientações curriculares e documentos que norteiam a sua prática pedagógica, faça uma lista com todos os conteúdos que você trabalhará naquele ano. Comece pelas matérias que você tem maior afinidade, é mais motivador. 

2. Trace os objetivos específicos:
Eu gosto de traçar um ou dois objetivos específicos para cada conteúdo. Podemos encontrar alguns exemplos na internet, mas coloque sua experiência também: o que eu pretendo com esse conteúdo? 

3. Agora, trace os objetivos gerais:
Depois de todos os objetivos específicos traçados, é hora de refletir: o que você pretende com os conteúdos e objetivos específicos? Qual a sua meta diante do que você planejou?

4. Dê o seu toque:
Alguns planejamentos possuem estratégias e recursos, outras pessoas gostam de acrescentar outros tópicos como habilidades, mas eu prefiro terminar o planejamento com sugestões de práticas. O importante é que esse documento seja útil para você e sua prática pedagógica.

Esse ano, além dos documentos que eu já utilizava, tive a BNCC como um dos norteadores do planejamento anual. No site do MEC, você consegue fazer o download e enriquecer seu planejamento.

Vou disponibilizar o meu planejamento anual na íntegra. Estará na aba Planejamento e você pode salvar e usar como preferir.

Postar um comentário

0 Comentários