Ditado Esperto

O Ditado Esperto é um projeto de leitura e escrita que eu desenvolvi com objetivo de promover uma estratégia de reforço voltada para as turmas de alfabetização, trazendo palavras como ponto de partida para a escrita de frases.



Com a minha turma de 3º Ano, utilizei as fichas de leitura do blog Criar, Recriar e Ensinar e o ditado recortado do blog Alfabetizando com Mônica e Turma. No primeiro momento, apresento a letra do dia, mostrando o traçado nas quatro formas (bastão, script, cursiva maiúscula e minúscula). Apresento o som da letra, a família silábica e escrevo, no quadro, as palavras da ficha de leitura.

A leitura é feita de diversas formas e os professores podem explorar esse momento. Às vezes, chamo um por um para ler uma palavra, ou peço que façam a leitura coletivamente. Podemos escrever as palavras e sortear uma para cada aluno. A leitura pode ser em dupla, no caso de alunos com mais dificuldades ("você ajuda o seu colega, tá?"). O importante é que ela seja mediada, eu gosto de perguntar qual é o som que aquela sílaba produziu ("A letra B com a letra A ficou como? L com A? Qual palavra formou?") e fazer algumas intervenções, retomando conceitos gramaticais já trabalhados. Depois, é o momento de perguntá-los quais outras palavras eles conhecem que inicie com aquela mesma letra. Eles podem buscar palavras nos materiais de apoio expostos na sala, nomes dos colegas, livros expostos no cantinho da leitura. Nesse momento, cada criança fala ou escreve uma palavra (outra vez, cada professor pode dar o seu toque especial, pedir que escrevam no quadro, num pedaço de papel para outro colega ler). Se eles não conseguem, uso o dicionário ou dou pistas de palavras.

Após explorar bastante a ficha de leitura, partimos para a parte do autoditado, com as figuras e a caixa para escrever a palavra. Como é uma atividade de outro blog, nem sempre as palavras da ficha estarão nessa parte, então pergunto quais são os desenhos e oriento que pensem no som das sílabas, como escreve tal palavra, eles podem buscar apoio nos materiais expostos também (afinal, é uma atividade de REFORÇO, em que a avaliação faz parte de um processo). Eles fazem essa parte sozinhos.

Utilizo um caderno de meia pauta para o ditado esperto. Num programa do Office (Power Point ou Word), eu combino as duas imagens, colocando duas atividades numa folha de A4. É importante ressaltar que eu não retiro os créditos e nem reproduzo outro material utilizando a atividade das meninas, inclusive, vocês encontrarão o endereço dos blogues aqui embaixo. Colamos a atividade na parte branca e, nas linhas, as crianças registram a data e escrevem 10 frases ditadas, com palavras da ficha de leitura e do ditado recortado. O mais engraçado é que eles tentam adivinhar o que eu vou ditar e é a maior festa quando acertam!

Se você não tem caderno, não tem problema. Uma sugestão é editar linhas ao lado das atividades, no Word ou Power Point. Antes de ditar as frases, retomamos o "manual do aluno esperto", vou deixar aqui para vocês usarem com a turminha de vocês ou adaptarem conforme a necessidade. Após relembrarmos o que um aluno esperto já sabe, começo a ditar. Pausadamente, circulando pela sala, fazendo algumas intervenções ("é tem acento, hein!", "olha o som do plural no final!", entre outros). Como eu disse antes, é uma atividade de REFORÇO, então é o momento de apontarmos, coletivamente, os erros comuns.


Outro gancho que eu faço é a UTI das Palavras. Escrevo no painel "ERRADO" as palavras com erros ortográficos comuns do ditado, assim, vamos corrigindo juntos, registrando no lado "CORRETO". Tem vídeo no IGTV sobre essa atividade.

Prometi que deixaria as frases ditadas do Ditado Esperto registradas aqui no blog, então criei o marcador "Ditado Esperto" para salvá-las. É só pesquisar na caixinha ali em cima ou clicar no marcador aqui na lateral.

Gostaria de deixar um agradecimento especial a Rafaela e a Ivana, por disponibilizarem um material tão bacana. Desejo todo sucesso e reconhecimento para vocês! Obrigada por contribuir com uma Educação de qualidade!

Você encontra as fichas de leitura AQUI.

Você encontra o ditado recortado AQUI.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Mari!!!!! Amei que você deixou os links e as dicas de frases!
    Eu já tinha conseguido salvar todas as fichas de leitura e agora vou salvar os ditados recortados. Não vou conseguir fazer um caderno este ano, mas vou utilizar na rotina com os alunos da maneira que eu conseguir. Com certeza ano que vem diversas ideias suas vão ser utilizadas em minhas turmas.
    Beijo, Bruna!
    @ramos.bru

    ResponderExcluir