Boletim Escolar - Ciclo de Alfabetização

Oi, equipe!
Tudo bem com vocês?



Todo bimestre, quando posto uma foto sobre a reunião de responsáveis, vocês me perguntam do boletim que eu registro. Vim explicar um pouquinho para vocês e disponibilizar o modelo para impressão (não é possível enviar o modelo editável, pois a fonte que eu utilizo é a fonte Irineu Escolar Regular, uma fonte paga que você pode adquirir nesse site).

Lá na escola, o segmento de alfabetização faz três tipos de avaliação que compõem a nota do bimestre : Leitura, Escrita (a partir do segundo ano, avalia-se também a produção textual) e Matemática. As disciplinas de Ciências e Estudos Sociais são trabalhadas, inclusive, de forma interdisciplinar, mas não são avaliadas com o mesmo instrumento que as outras.

Além disso, pontuamos uma avaliação formativa, que contempla quatro pontos: participação, responsabilidade, frequência e comportamento. Assim, calculamos a média e conceituamos em MB, B, R ou I. Cada conceito tem a sua particularidade, que é debatida e refletida a cada bimestre.

Aqui, não me cabe defender ou criticar, apenas estou explicando como avaliamos o bimestre e o desempenho da criança, de acordo com os descritores daquele bimestre. Após a avaliação, temos uma reunião com os responsáveis, um momento que eu valorizo bastante. Nesse momento, gosto de refletir, exaltar os pontos positivos, estabelecer metas e atribuir a responsabilidade coletiva, isto é, somos uma equipe e juntos, vamos trabalhar nos aspectos que precisam melhorar.

Uma forma que eu encontrei de registrar o desempenho de cada criança foi esse boletim. Aqui, além de registrar as notas, avalio três pontos: aquisição da leitura, nível de escrita e o que precisa ser melhorado no bimestre.

É claro que ouve uma apresentação de cada um desses pontos, de forma clara e objetiva. O bacana é que, como eu mantenho os boletins comigo, eles podem avaliar o progresso de cada criança e perceber o quanto estão avançando.

Esse modelo foi produzido por mim, de acordo com a minha realidade. Ele pode servir de inspiração para você ou pode ser impresso/adaptado para a sua realidade. Só precisamos combinar uma coisa: lembre-se de compartilhar o link do blog se quiser divulgar a ideia.

COMPARTILHE O LINK DO BLOG! :-)

Deixei a marca d'água ali no cantinho, para não atrapalhar a estética da imagem, mas conto com vocês para não reproduzirem sem os devidos créditos. 
Cópia não é legal! 😨
Lembrando que é proibido compartilhar a imagem desvinculada ao nosso blog, pois todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de alguma atividade? Ajude uma professora!
Envie o link do blog! Assim, o blog tem mais acessos e mais pessoas conhecem o meu trabalho.
Legal, né? 💙

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Muito legal. Vi que estabelece quatro critérios para a Formativa e gostaria de saber se elas possuem uma nota que ao final deu aquela mostrada por vc no boletim.

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!! Especialmente a parte das observações! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir