Dado das Emoções - GRATUITO!


Oi, equipe!

Está previsto na BNCC o trabalho com as competências socioemocionais, conjunto de habilidades que desenvolvemos para lidar com nossas emoções durante os desafios cotidianos e estão ligadas à nossa capacidade de conhecer, conviver, trabalhar e ser. Pensando nisso, estou desenvolvendo uma série de atividades relacionadas às emoções.

Esse é o dado das emoções. A brincadeira consiste em sortear uma emoção e uma cartinha ligada àquela emoção (as bordas possuem cores diferentes: amarelo para alegria, azul para tristeza, vermelho para raiva, verde para nojo, roxo para medo e rosa para vergonha). Uma sugestão é colar papel colorset colorido atrás das cartinhas para ficar mais fácil de identificar.

A proposta é promover uma conversa sobre as emoções, identificando-as e encontrando caminhos para expressá-las e lidar com todas elas. Elas fazem parte de quem nós somos. Um filme bem bacana para assistir com as crianças é o Divertidamente, da Pixar. Outro recurso é o livro "Monstro das Cores".

Você sabia que emoção é diferente de sentimento? Uma emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais baseadas nas memórias emocionais e surgem quando o cérebro recebe um estímulo externo. O sentimento, por sua vez, é uma resposta à emoção e diz respeito a como a pessoa se sente diante daquela emoção.

Espero que gostem do arquivo e que seja proveitoso! Teremos mais atividades sobre essa temática! Para baixar a atividade, basta clicar nas imagens e salvar o arquivo ou clicar aqui. A senha do documento é DTM22.








Como vocês sabem, eu costumo deixar a marca d'água do Diário da Tia Mari ali no cantinho para não atrapalhar a estética dos arquivos. Mas, eu conto com vocês para que não seja compartilhado ou reproduzido sem os devidos créditos, tá? 

Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas do nosso blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook, Telegram ou WhatsApp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 - proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude essa professora e faça parte da equipe do Diário da Tia Mari.
Envie o link do nosso blog e divulgue o meu trabalho.
Conto com vocês! 💚

Postar um comentário

8 Comentários

  1. PARABÉNS!!TIA MARI PODERIA ME DIZER SE ESTA CORRETO A MANEIRA DE BRINCAR.
    A CRIANÇA SORTEIA UMA CARTA E DEPOIS JOGA O DADO?

    ResponderExcluir
  2. Quanta criatividade e qualidade nas atividades. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. não entendi como joga o "Dado das Emoções" usando as cartinhas e o dado. Alguém pode descrever como joga por gentileza?

    ResponderExcluir