Trilha do Sucesso • Setembro/2023


 Oi, equipe!!!

Trilha do Sucesso (conhecida como Trilha do Comportamento desde 2017) é um projeto que costumo trabalhar em parceria com os responsáveis para reforçar positivamente as boas atitudes em sala de aula. A criança é incentivada a realizar ações positivas, como cumprir os combinados, manter uma boa relação com seus pares, zelar pelo espaço escolar, dentre outras. Esse projeto é um sucesso! Colo essa folhinha na agenda de cada criança e registro a avaliação diária, de forma respeitosa e reflexiva. Para registrar, uso os carimbos da @tricarimbos, mas também podemos usar canetinha colorida.  

É importante que o propósito dessa atividade seja esclarecido aos responsáveis previamente e exposto de forma objetiva para as crianças. Nossa intenção não será punir ou rotular nossos estudantes, mas destacar suas boas atitudes e recompensar de uma forma marcante.. Costumo usar a legenda 😊 - 😐 - 😞 e conversar diariamente sobre essa avaliação. Como foi nosso dia, o que tínhamos programado, se cumprimos a agenda, se algum acontecimento nos atrapalhou, como lidamos com isso... A conversa por ser realizada de forma individual ou coletiva. Lembrando sempre que, para nós educadores, o objetivo é a carinha FELIZ!!!

Desde o ano passado, as recompensas têm sido entregues de uma forma bem divertida. As crianças recebem as notinhas do sucesso (clique aqui para acessar) e acumulam pontos para trocar no final do mês, quando acontece a LOJINHA DO SUCESSO. É uma festa!!! Além de receberem suas recompensas, também trabalhamos as habilidades de Matemática de forma prazerosa e significativa.

Antes do projeto começar, sempre converso com os responsáveis e colo um bilhete na agenda (você encontra aqui). É importante que eles se sintam parte dessa estratégia, elogiando em casa os bons resultados e orientando em situações contrárias. Alguns responsáveis fazem atividades com as crianças como forma de recompensa, uma noite de jogos, um passeio diferente, um sorvete gostoso, o que estiver ao alcance deles. Assim como em sala de aula, podemos usar o que estiver ao nosso alcance, desde uma estrelinha de papel feita com muito carinho até brindes mais elaborados, como jogo da memória, jogo da velha, chaveiros e itens de papelaria (se você me acompanha no Instagram, sabe que lá eu mostro todos os itens que vou produzindo para a lojinha).

Para baixar a trilha do sucesso, basta clicar em cima da imagem abaixo com o botão direito, abrir em uma nova guia e salvar a imagem para imprimir direto no seu computador. O arquivo já está em alta resolução. Se você acessar pelo celular, tente usar o navegador do Google Chrome e selecionar a imagem até aparecer a opção de salvar. Espero que gostem! Lembrando que, se você quer compartilhar com algum amigo, você pode enviar o link do meu blog e assim, me ajudar a ter mais acessos. NÃO É PERMITIDO ENVIAR POR E-MAIL PARA TERCEIROS!
Como vocês sabem, eu costumo deixar a marca d'água do Diário da Tia Mari ali no cantinho para não atrapalhar a estética dos arquivos. Mas, eu conto com vocês para que não seja compartilhado ou reproduzido sem os devidos créditos, tá? 

Lembrando que é PROIBIDO compartilhar as imagens disponíveis desvinculadas do nosso blog, assim como postar em outras páginas, grupos de Facebook, Telegram ou WhatsApp. Todas as imagens disponibilizadas aqui são protegidas pela lei dos direitos autorais, de nº 9.610/98 - proibindo cópias ilegais para outros sites, blogs ou redes sociais.

Gostou de algum material que viu por aqui?
Ajude essa professora e faça parte da equipe do Diário da Tia Mari.
Envie o link do nosso blog e divulgue o meu trabalho.
Conto com vocês! 💜

Postar um comentário

0 Comentários